segunda-feira, 6 de julho de 2009

Brioches para um dia chuvoso

Semana passada, especificamente na quinta-feira, foi um dia terrível, típico de inverno.Não que eu não goste desta época do ano, muuuito pelo contrário. Entretanto dias assim, chuvosos, frios e cinzentos não deixam ninguém pulando de felicidade.

Aproveitando que eu tinha motivos para querer cortar os pulsos naquele dia triste, resolvi fazer terapia: brioches au chocolat!


Eu nunca havia testado fazer este tipo de massa, que vai uma quantidade razoável de açúcar e muita, mas MUITA gordura (manteiga). Brioches, assim como outros pães doces, são massas bem molinhas, e quem nunca as fez olha aquela melequeira e pensa: ah, isso NÃO vai dar certo! E tchá, mete mais farinha! Aí não dá certo messsmo.


Explicando: a massa leva uma quantidade grande de líquidos (ovos), e por isso é impossível querer sovar na mão. Use uma batedeira com o gancho em forma de raquele e nunca, NUNCA caia na tentação de acrescentar mais farinha, ou você terá um bolo ao invés de lindas e cheirosas brioches.


Primeiro faça a esponja (fermento, água morna, 1/2 xíc farinha e uma cc de açúcar). Deixe descansar por uns 15 min, ou que comece a borbulhar - este método é o chamado sponge method).


Numa tigelinha, bata os ovos e acrescente à esponja acima. Vá batendo tudo na batedeira, ao mesmo tempo em que acrescenta o restante da farinha e do açúcar e o sal. Bata bastante (deixei uns 15 min), ou até que a massa fique bem elástica. Atenção: nesta etapa bate uma vontade incontrolável de add mais farinha - a massa estará super mole e você duvidará que aquela monstrenga vá se tornar algo comível. Trust me!


Deixe descansar por +- 1h30min ou até que dobre o tamanho (como fiz num dia super úmido e frio, levou + de 2h).


Pegue a manteiga (tem que estar bem molinha, em formato de puree, mas não derretida), as pastilhas de chocolate e a uva passa e add à mistura e bata novamente, até que tudo esteja bem incorporado. Veja, ao contrário das outras massas, a gordura só é acrescentada à massa depois que ela já passou pela primeira fermentação. Isso se dá porque com muita gordura e açúcar o gluten não se desenvolve, o que é fundamental para pães.


Distribua a massa no molde que desejar (se quiser brioches individuais, coloque em forminhas para muffins ou aquelas fundas para empadas) e deixe descansar novamente até que dobrem o volume - a minha levou quase 2h. Pincele com um ovo batido e leve ao forno pré aquecido a 200 graus e cozinhe por 20 min.


O cheiro que exala da cozinha quando as brioches estão assando é indescritível! Fora que ficam lindas, mesmo para quem, assim como eu, nunca havia se aventurado.


Depois de assadas, você verá que são PERFEITAS para quintas-feiras chuvosas e tristes. Ou simplesmente para quando você precisa aquecer seu coração :-)




Ingredientes:



- 4g de fermento ativo seco

- 1/2 xíc água morna

- 1 cs açúcar

- 1 1/2 xíc farinha

- 4 ovos

- 1/4 xíc açúcar

- 115g manteiga amolecida

- 1/2 xíc uva passa

- 1/2 xíc chocolate em gotas ou pedaços pequenos

- 1 pitada sal

- 1 ovo batido para pincelar



Au Revoir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário no Tarterie! Caso prefira, me mande um email: paulakenan@hotmail.com