People, o pão que fiz com a massa pre-fermentada ontem ficou ANIMAL. Muito, mas muito bom mesmo. Consegui deixar com a casca super crocante, parecido com pão italiano. Como não tenho forno especial, tive que seguir a recomendação do livro que comprei, BakeWise, para conseguir vapor. E é exatamente por isso que o pão de ontem foi o mais caro que já fiz.
Yes, eu consegui quebrar uma Le Creuset. UMA LE CREUSET!!!! O livro dizia para pré aquecer o forno com uma assadeira cheia de pedras, em contato com o fogo, e eu logo pensei: bom, vou pegar a minha Le Creuset, pois ela aguenta altas temperaturas. Até aí tudo certo. Chamei o Lu pra me ajudar na saga, pois tínhamos que abrir o forno, colocar os pães, jogar agua fervendo na assadeira com as pedras e fechar rapidamente o forno pro vapor nao sair. Como o livro havia dito pra ter MUITO cuidado para nao haver queimaduras nos braços e mãos, eu e O lu estávamos vestidos praticamente com armaduras, tamanho era o medo. Bom, nas primeiras gotas de agua já ouvimos o estalo da LeCreuset se quebrando. ARHHHHHHHH!!!! Enfim... Uma hora depois... Hummm, que pãozinho bão!

Paulina querida, panelas se compram, queimaduras são eternas. Não funcionaria se você colocasse em um tabuleiro água já em fervura dentro do forno, em um nível abaixo do pão? Isso aumentaria a humidade (vapor) dentro do forno de forma rápida. Beijos e parabéns pelo BLog. Marcelinho.
ResponderExcluirFoi vacilo paula... qquer louça ou vidro quente, não combina com agua... aprendizado caro! :)
ResponderExcluirOs fornos profissionais tem um borrifo de agua, talvez valha tentar um daqueles borrifadores de mão, abrindo o forno e borrifando sobre o pao... sem exagero pra nao estourar outra le creuset! :D